Suíça e seus trens panorâmicos Premium
As rotas ferroviárias panorâmicas da Suíça (como o Glacier Express e o Bernina Express) estão entre as mais belas rotas ferroviárias do mundo e fazem parte do patrimônio e da história do país. Elas passam pelo mais majestoso cenário montanhoso, vales e aldeias idílicas; ao longo de lagos cristalinos e glaciares.
Seus passageiros privilegiados desfrutam de esplendores cênicos impressionantes e conforto de viagem superior.
Os trens panorâmicos da Suíça abrangem uma feliz harmonia entre a alta tecnologia e a natureza celestial. É uma combinação cativante que nunca deixa de fascinar.
Bernina Express
Este trem panorâmico conecta o norte ao sul da Europa – diretamente na Rhaetian Railway, Patrimônio Mundial da UNESCO, passando por geleiras em seu caminho até as palmeiras. Cruzar os Alpes a bordo do Bernina Express é, certamente, uma das maneiras mais espetaculares de conhecer a região. Ao longo do caminho, o Bernina Express segue em estilo hollywoodiano pelo Viaduto Landwasser, a famosa estrutura de 65 metros de altura da Rhaetian Railway, tombada Patrimônio Mundial da UNESCO. No total, o trem passa por 55 túneis e mais de 195 pontes no percurso de Chur a Tirano. Os viajantes são presenteados com cenários fascinantes durante a viagem, como a curva de Montebello, com vista para o maciço de Bernina; a geleira Morteratsch; os três lagos Lej Pitschen, Lej Nair e Lago Bianco, o Alp Grüm, e o viaduto circular de Brusio. No verão, a viagem pode ser estendida de Tirano a Lugano, a bordo do ônibus Bernina Express.
Novidade: A partir de maio de 2019, o Bernina Express também vai ligar Landquart a Tirano.
Fatos Bernina Express (trem)
Rota: St. Moritz / Chur – Tirano (Itália) ou vice-versa
Distância: 156 km
Duração: 4 h 13 min
Dicas de excursão:
Estrada de ferro Arosa – de Chur a Arosa em uma hora. Em apenas 26 km, o trem sobe a incríveis 1000 metros de altitude
Museu Ferroviário de Albula – mais de 600 exposições sobre os mais de 100 anos de história ferroviária, como uma das últimas locomotivas “Crocodilo”
Gandria – um pitoresco vilarejo aos pés do Monte Bré
Monte San Salvatore – um dos cenários mais belos ao longo do Lago Lugano
Palm Express – rica em contrastes, conecta Lugano a St. Moritz em cerca de quatro horas de viagem de ônibus
Comida & Bebida
O minibar do Bernina Express oferece deliciosos petiscos e bebidas refrescantes
O trem não possui vagão-restaurante. Na hora do almoço, o trem para na cidade italiana de Tirano
Glacier Express
A viagem, famosa por ser feita no trem expresso mais lento do mundo, conduz os viajantes pelos Alpes em cerca de oito horas, passando por 91 túneis e mais de 290 pontes. O Glacier Express oferece uma viagem aos sentidos – da Engadine ao Matterhorn. Em sua jornada relaxante a partir do deslumbrante St. Moritz ao igualmente sofisticado Zermatt, o Glacier Express delicia os viajantes com atrações cênicas e tecnologias ultramodernas. Com suas enormes janelas panorâmicas, o Glacier Express exibe vistas desobstruídas de paisagens únicas.
Novidade: Excellence Class
Luxo ainda maior em sua viagem de trem pelos Alpes Suíços. Lugar na janela garantido, bar exclusivo, entretenimento a bordo, serviço de concierge e acompanhamento personalizado: a Excellence Class do Glacier Express eleva o luxo a um nível superior. A viagem entre St. Moritz e Zermatt envolve todos os sentidos: enquanto a paisagem espetacular desliza pela janela, o serviço de bordo começa oferecendo champagne e petiscos delicados – e, depois, é servido o menu degustação com sequência de cinco pratos, sempre com a devida harmonização de vinhos. A nova classe do Glacier Express traz um novo destaque de turismo de luxo na Suíça.
Fatos Glacier Express
Rota: Zermatt – St. Moritz ou vice-versa
Distância: 291 km
Duração: 8 h 03 min
Dicas de excursão
Matterhorn glacier paradise – a visão perfeita das enormes montanhas francesas, italianas e suíças em um ponto a quase 4.000 metros de altitude
Gornergrat – vista do Matterhorn e de mais 28 picos de 4.000 metros de altura, a partir de um ponto a 3.131 metros
Desfiladeiro do Reno – uma aventura no “Grand Canyon” da Suíça, entre Ilanz e Reichenau, realizada a pé, de bicicleta ou em um barco de rafting
Lago Sils – a 1.800 metros acima do nível do mar, tem o transporte de barco de passageiros de maior altitude da Europa
Corvatsch – a estação de cume mais alta da região leste dos Alpes, com 3.303 metros de altitude. Um paraíso para esquiadores e fãs de trilhas
Comida & Bebida
Refeição servida no assento do passageiro
Menu do dia CHF 32 ou menu de 3 opções CHF 45 (02.03. – 13.10.2019)
Refeições estão disponíveis nos trens panorâmicos e podem ser requisitadas juntamente com a reserva do assento
Luzern–Interlaken Express
Lucerna e Interlaken – dois dos destinos turísticos mais apreciados na Suíça. Mas qual é a melhor maneira de ir de uma cidade para a outra?
Muito fácil: tomando o Luzern–Interlaken Express e desfrutando da sua comodidade. O Luzern–Interlaken Express faz com que a viagem de uma cidade para a outra seja uma verdadeira experiência. Durante a viagem de aproximadamente duas horas é possível admirar cinco lagos de montanha cristalinos, que acumulam a água de diversos rios e cascatas. À margem do lago, escarpas íngremes de montanhas circundantes erguem-se protetoras criando, com isso, paisagens extraordinárias para fotografias.
Pouco antes de serpentear pelas alturas da passagem de Brünig, o trem comuta para o acionamento de cremalheira para poder vencer a subida.
Não é à toa que o Luzern–Interlaken Express faz parte da GoldenPass Line, repleta de vistas panorâmicas, e que ainda leva de Interlaken para Montreux. Os passageiros que gostam de se informar têm à sua disposição o “LiveGuide”, app gratuito da Zentralbahn, companhia ferroviária.
Graças à visualização do mapa, é possível acompanhar ao vivo onde o trem se encontra no momento, e o próximo destaque ou informações importantes da região são notificados pontualmente via mensagens tipo “push”.
Fatos
Etapa: Luzern – Interlaken ou vice-versa
Distância: 98 km
Duração da viagem: 1 h 50 min
Dicas de passeios
Lucerna e arredores
Rigi (1.797 metros acima do mar)
Stanserhorn (1.851 metros acima do mar)
Interlaken e arredores
Schilthorn (2.970 metros acima do mar)
Museu ao ar livre de Ballenberg
Comes e Bebes
Bistrô a partir de Luzern
07:06 – 17:06 h, de maio até outubro; 08:06 – 15:06 h de novembro até abril
Bistrô a partir de Interlaken
09:04 – 19:04 h de maio até outubro; 10:04 – 17:04 h de novembro até abril
Tabela de horários
Interlaken Ost – Luzern
Horário de 07:04 até 20:04 h
Luzern – Interlaken Ost
Horário de 06:06 até 21:06 h
Fonte: Blog do Guru